Encontra tudo

Pesquisa personalizada

CASA DAS LETRAS - A nossa sede

Desde segunda-feira dia 28-06-2010, a CASA DAS LETRAS disponibiliza a todos os interessados, serviço de Internet sem fios, dentro e fora do edifício, 24 horas por dia.
Este serviço é uma iniciativa da Junta de freguesia de Porto Salvo em colaboração com a Associaçãoção Cultural.

ESPECTÁCULOS 2012

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Encontro de tradições - ALHANDRA

Encontro de tradições em Alhandra noticiado no Jornal Folclore.
Lavadeiras da Ribeira da Lage na Capa.

ALHANDRA ENCONTROU-SE COM TRADIÇÕES DO RIBATEJO E OESTE
Promovido pela Associação do Distrito de Lisboa para Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa, teve lugar no dia 17 de Outubro, em Alhandra (Vila Franca de Xira), um Encontro de Tradições, que decorreu no Auditório da Sociedade Euterpe Alhandrense. A iniciativa, na sua IV edição, contou com a participação de uma dezena de grupos associados e mereceu a presença de algumas entidades, como a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, representada por dois vereadores, e a Federação do Folclore português, representada pelos elementos do Conselho Técnico Regional do Ribatejo.
(Desenvolvimento na edição impressa)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PÃO-POR-DEUS


Uma tradição que na Lage ainda se mantêm e que o passado dia 1 foi testemunha. O pão-por-Deus leva a que milhares de crianças por todo o pais, saiam à rua no Dia de Todos os Santos para pedir o «bolinho» ou o «Pão por Deus», uma tradição ancestral que tem algumas semelhanças com o Halloween norte-americano.

Nos Estados Unidos, as crianças percorrem as casas dos vizinhos na véspera do Dia de Todos os Santos a pedir doces, mas, em Portugal, essa visita é feita na manhã do feriado, sem conotações sobrenaturais ou ameaças de partidas a quem não tiver nada para dar.

As crianças de sacola de pano correm de porta em porta a pedir o Pãp-por-Deus. Antigamente usavam alguns versos.

Para pedir:

Pão, pão por deus à mangarola,

encham-me o saco,

e vou-me embora.

Se não recebia:

O gorgulho gorgulhote, lhe dê no pote,

e lhe não deixe,

farelo nem farelote.

Esta é uma tradição que alguns teimam em manter, mesmo remando contra as escolas que promovem e incentivam a tradição Anglo-Saxónica do Halloween ou dia das bruxas.